Aprimorando os testes neuropsicológicos
A partir deste mês teremos novidades na Vita Centro Clínico Integrado em Palmeira das Missões. A busca pelo aprimoramento no atendimento é um dos desafios da Vitae. Por esse motivo a neuropsicóloga Márcia Baiocchi Amaral passa a disponibilizar os testes neuropsicológicos para bebês e crianças menores de seis anos.
A primeira infância é de extrema relevância para o desenvolvimento humano, pois é época do desenvolvimento de habilidades cognitivas e psicossociais fundamentais são como: motricidade fina e grossa, habilidades perceptivas e visuoespaciais, autorregulação emocional, linguagem, entre outras. É nessa fase que a família e a escola começam a observar de modo mais consistente as dificuldades cognitivas e comportamentais de crianças com transtornos de aprendizagem e desenvolvimento. Ao trabalharmos com crianças pequenas, há sempre uma resistência por parte de diversos profissionais quanto à necessidade de se estabelecer um diagnóstico e um tratamento em uma fase tão precoce da vida. De fato, nesta faixa etária a apresentação de sintomas comuns em alguns transtornos mentais e do neurodesenvolvimento não é tão clara assim, e o estabelecimento de diagnósticos fechados pode não ser aplicável para muitos casos. A avaliação nesta faixa etária buscará analisar sinais de desenvolvimento típico e de desenvolvimento atípico da criança. O desenvolvimento atípico pode envolver tanto o atraso em alguma área do desenvolvimento quanto a presença de comportamentos incomuns para qualquer faixa etária que podem contribuir para desfechos negativos.
Então como avaliar e intervir com crianças antes dos seis anos de idade quando há suspeita de sinais ou quadros que afetam o desenvolvimento cognitivo e potencialmente a aprendizagem e a qualidade de vida? É imprescindível que o profissional tenha conhecimento e experiente clínica não só com desenvolvimento infantil, mas de avaliação psicológica, psicometria e saúde mental. Neste sentido o neuropsicólogo torna-se um profissional essencial para avaliação do desenvolvimento na primeira infância. A identificação precoce desses sinais auxilia a compreender condições ou quadros clínicos de base, e é fundamental para que ações preventivas e remediativas sejam realizadas, pois a primeira infância é a fase de maior plasticidade cerebral, constituindo-se uma ótima janela de desenvolvimento, e por isso intervenções precoces tendem a ter melhores resultados do em qualquer outra época. Uma boa avaliação neuropsicológica evidenciará pontos fracos e fortes do processo de desenvolvimento e oferece subsídios para que intervenções possam ser organizadas com a família, com as equipes escolares e com eventuais equipes de atendimento clínico. Portanto torna-se imprescindível a capacitação constante e o uso de instrumentos atualizados e de qualidade reconhecida. Após meu último curso de qualificação na área de Neuropsicologia, e também a partir dos estudos do grupo de formação continuada em Neuropsicologia, pensando em qualificar o trabalho, acabo de adquirir e incorporar ás minhas técnicas, instrumentos de avaliação neuropsicológica de bebês e crianças pequenas que são consideradas padrão ouro mundial.
Márcia Baiocchi Amaral
Neuropsicóloga CRP 07/13656
Especialista Em Intervenções Psicossociais
Especialista em Preceptoria em Saúde
Especialista em Nuropsicologia pela FADERGS e pelo Conselho Federal de Psicologia
Professora de Neuropsicologia e Avaliação Neuropsicológica