Fevereiro Roxo e a Demência de Alzheimer
O mês de fevereiro é também conhecido pela campanha de conscientização da Doença de Alzheimer, e a neuropsicologia tem muito a contribuir para seu diagnóstico e auxiliar no rumo do tratamento.
A Doença de Alzheimer é um transtorno onde ocorre a destruição progressiva de neurônios, se tornando fatal no final, havendo perdas e comprometimentos cognitivos, principalmente da memória, das atividades de vida diárias, bem como alterações de comportamento e sintomas psiquiátricos.
Quando falamos da Demência de Alzheimer, falamos de sua forma mais típica, que costuma ocorrer a partir dos 65 anos, tendo como sintoma inicial a amnésia, principalmente para fatos recentes. A evolução da doença ocorre em três estágios principais de acordo com o grau de gravidade: leve, moderada e avançada.
O diagnóstico deve ser feito com auxílio de um médico geriatra e/ou um médico neurologista com especialidade na área, aliado à uma avaliação neuropsicológica como apoio para identificar quais os déficits cognitivos estão acarretando tais dificuldades do paciente e quais funções estão preservadas.
O tratamento dever ser multidisciplinar, dependendo das funções mais comprometidas. Atualmente há a possibilidade de acompanhamento de Terapeuta Ocupacional, Fonoaudiólogo, Psicólogo e demais profissionais, dependendo do grau de comprometimento.
Fica a dica, se algum familiar estiver passando por dificuldades relacionadas à perda de memória recente, e está na faixa dos 60 anos, é importante procurar um médico geriatra ou neurologista.
Anderson Cassol Dozza
Psicólogo – CRP 07/14851
Especialista em Intervenções Psicossociais
Especialista em Neuropsicologia
VITAE CENTRO CLINICO INTEGRADO
Passo Fundo: (54)3622.2989 / 3622.2990
Palmeira das Missões: (55)3742-4908 /3742-4909